Está entrando no ar a Rádio Marajoara

Durante longos 26 anos, a PRC-5 reinou absoluta no Pará, pois não havia concorrência. Em Belém havia apenas uma outra Rádio, a PPY-6, do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), de Getúlio Vargas, e que não representava ameaça à audiência da PRC-5. Esta emissora só funcionou durante o período do Estado Novo (1937-1945). Esta situação vai mudar com a inauguração da Rádio Marajoara, no dia 6 de fevereiro de 1954, pelo diretor dos Diários e Emissoras Associados Zona Norte, o jornalista Frederico Barata. A emissora juntamente com os jornais A Província do Pará e O Imparcial faziam parte do império d comunicações de Assis Chateaubriand. Seu transmissor de 10 Kwatt de potência da marca RCA Victor foi instalado na travessa Padre Eutíquio. Seu estúdio, auditório e áreas administrativas ficavam localizados na avenida Nazaré. A Marajoara transmitia em ondas curtas para o interior, através de seus transmissores ZYE-21 e, em ondas médias, para a capital, com o transmissor ZYE-20. Seus primeiros diretores foram Alfredo Sadi, Artêmio Guimarães e Milton Trindade.
A Marajoara inovou o meio radiofônico com sua programação variada e com seus modernos equipamentos vindos do exterior, como microfones, que pesavam cerca de três quilos, gravadores, o rádio transglobo, usado na escuta dos noticiários além de telefones e do Walk-talk, usado nas transmissões a longas distâncias¹. A PRC-5 vai sofrer no início um grande impacto, causando uma queda em sua audiência. Mas logo depois ela consegue se recuperar.

________________________________

¹Entrevista concedida pelo radialista Luiz Solano, em setembro de 1998, à jornalista Marillane Gibson para pesquisa “Os setenta Anos do Rádio em Belém” do DECOM/UFPA.

________________________________

conteúdo:

O Rádio e a Vida Cultural de Belém

A primeira Rádio do Norte: retomando a história

Está entrando no ar a Rádio Marajoara

Liberal: A Experiência do Sul no Rádio do Extremo Norte

Inaugurada a Rádio Guajará

A Programação das Rádios Clube e Marajoara

A Programação da Guajará

A programação da Liberal: muita música e notícia

A época de ouro do rádio paraense: as radionovelas e os programas de auditório

Uma nova fase do rádio - Os radiojornais e a utilidade pública

Furos de Reportagem

A propaganda no Rádio

As Rádios e a Interferência do Poder

A influência do poder econômico

A influência do poder político

As Rádios e o regime militar

Bibliografia