Rádio Belém (FM 104.9)

Outra emissora que podia ser enquadrada na categoria das rádios off-line em 2006 era a Belém FM, 104.9 MHz. Isso já mudou. A página da rádio pode ser acessada através do endereço www.belemfm.com.br . Nela, o internauta encontrava mais apelos visuais com fotos; hyperlink's para acessar informações sobre a programação da rádio no dial; sobre a equipe da rádio; seus parceiros e até o endereço da emissora.

No alto da página havia um destaque para o número de telefone para que os ouvintes entrassem em contato com a emissora. Somente embaixo, com um destaque bem menor, podia-se visualizar o endereço belémfm@hotmail.com , o qual os internautas podiam adicionar em suas listas de contatos para falar diretamente, em tempo real, com os diretores ou programadores da rádio, através do recurso do messenger , que funciona como um bate-papo virtual. E, através desse endereço era possível também pedir músicas, participar das promoções, deixar recados e estabelecer outros contatos com a rádio. No site, o internauta também encontrava a lista das dez músicas mais pedidas na rádio, através do Top 10.

A Rádio Belém FM é uma emissora da Associação Cultural das Entidades Mantenedoras de Radiodifusão Comunitária e foi criada em 2002. Não há dados oficiais de quando a emissora passou a disponibilizar sua página na internet. Mas, de acordo com Bernie Walbeny, webmaster e webdesigner responsável pelo site da BelémFM, provavelmente a rádio tenha surgido no dial, no ano de 2002, e simultaneamente tenha sido criada a sua página na rede:

A idéia já existia, o Antônio (diretor) queria colocar esta página há muito tempo. Foram feitas algumas tentativas anteriormente. Teve um rapaz que chegou a colocar essa página no ar, mas logo ela saiu porque ele não firmou a parceria com a Rádio. Alguns problemas burocráticos surgiram e a página acabou saindo do ar. Mudou o domínio também, aí entrou outro rapaz que registrou o novo domínio www.belemf.com.br colocou no ar, só que não tinha muita coisa, era uma página seca, tanto de design quanto de informação.

Bernie Walbeny era também um dos apresentadores da BelémFM em 2006, com o programa “Aparelhagem Rock”, que ia ao ar todos os sábados. Ele lançou a proposta de assumir a criação do site em troca do espaço para o seu programa. Assim, é dele todo o desenho da página que o usuário encontrava, bem como o trabalho de atualização das informações. A BelémFM tem atualmente uma programação voltada para as classes C e D e, mesmo assim, apostava na internet com uma ferramenta inovadora para a divulgação dos seus trabalhos.

Por ser uma emissora voltada para um público eminentemente jovem, a idéia de disponibilizar uma página na internet, com informações sobre a rádio, surgiu com o objetivo de manter esse público, que também acessa a internet, sempre cativo, vendo que a sua emissora também está inserida nas novas tecnologias.

A BelémFM tem uma programação que abrange desde o brega, forró, pop e rock até a MPB. Havia também, em 2006, o projeto de explorar recursos de arquivamento de áudio na página. Assim, o internauta poderia baixar trechos de músicas e de programas que quisesse ouvir, sem necessariamente estar atrelado a transmissão online da programação.

Entrevista com webdesign, Bernie Walbeny, realizada em 04 de fevereiro de 2006, por Vladiana Alves.

 

As rádios brasileiras na web

Rádio e Internet: como tudo começou

A entrada em cena da tecnologia Streaming

A rápida adaptação das emissoras americanas na década de 90

O Personal AudioCast

As Primeiras Experiências de Rádios Online no Brasil: a rádio Manguetronic

A programação da rádio Manguetronic

As rádios brasileiras Brasil avançam pela Internet: surge a Totem.com

A programação da Rádio Totem.com

Outras experiências brasileiras

As experiências on-line das emissoras em Belém

Rádio Liberal (AM 1.130/FM 97,5)

Os “torpedos” como forma de interatividade

Rádio Cultura (FM 93.7)

Rádio Cultura: apostando na interatividade

Rádio Jovem Pan (FM 102,3)

O padrão Jovem Pan: a mesma “cara” em qualquer lugar

Rádio Nazaré (FM 91,3)

Rádio Rauland (FM 91,3)

O público C e D da Rádio Rauland

Rádio Belém (FM 104.9)

Rádio Clube (AM 690)

A Rádio Clube e a “Voz da Galera”

Rádio Marajoara (FM 100,9)

Bibliografia